Em Varsóvia fazia imensas coisas... para além de ter feito o estágio que me permitiu terminar o meu curso de sonho fiz tantas outras coisas como aulas de dança na Ul. Moliera, Studio Taneczno Aktorskie.
Ás vezes penso que aquela rua é o sítio mais bonito para mim em tudo o que conheci até agora.
Fazia aulas de clássico, contemporâneo e barra no chão.
Conheci pessoas maravilhosas e as aulas por vezes punham-me num estado tal que quando estava nos estúdios e olhava para a Opera Wielki mesmo ali em frente, cheia de gente que não perdia um único espectáculo naquela cidade, sentia que o meu sangue corria mais depressa.
Tudo era perfeito.
Aquela escola era a minha segunda casa e era onde tinha a minha segunda familia... queria sempre que podia levar-lhes um pouco de mim...do sitio onde vivia.. provaram algumas coisas desde o tipico vinho do Porto, aos pastéis de belém e mais algumas iguarias. Para mim era um prazer oferecer alguma coisa áquelas pessoas que tão bem me receberam sempre.
Tudo era mesmo perfeito.
Quando chegava à sala e estava lá o sr. Nowak que nos encantava com as dedos a correr pelas teclas do piano... com a Mrs. Zajdler que me fazia rir com as suas expressões a dar as aulas de dança... tenho tantas saudades dela!!
Criei uma relação muito especial com ela. Somos muito amigas e nunca me vou esquecer quando ela me dizia "Marta, wiesz... kocham cie bardzo"... que queria dizer "tu sabes marta... eu amo-te muito".
Era linda e gostava de estar comigo como eu gostava de estar com ela.
Sempre me ajudou em tudo.
É engraçado porque parece que estou sempre a dizer que gosto muito de alguém, mas a verdade é que tenho amigos mesmo muito especiais e dos quais nunca vou esquecer. Não é "esta miuda gosta de toda a gente com tanta força".... não é isso... somente vivi coisas importantes demais na minha vida para alguma vez me esquecer destas pessoas.
Na escola conheci a Bogusia que tinha uma filha que era a Bonia. Um dia convidaram-me para almoçar. Foi uma tarde muito gira. Estive horas a brincar com a Bonia que só falava polaco, mas que quando via que tinha mesmo dificuldades em perceber alguma coisa que ela dizia falava no seu inglês de criança de 5 anos.
Um dia a Bonia foi fazer um anúncio para a televisão e com o dinheiro que ganhou foi aprender inglês.
Não sei porquê, mas sinto que a Bogusia não é feliz. E tive pena que não a conseguir ajudar.
A Bogusia não falava inglês. Um dia ensinou-me a andar de patins :)
Não me vou esquecer dela. Deu o quarto à filha e dormia com o marido no chão da sala.
É uma pessoa simples e muito bonita.
A Iza era uma louca que dançava à pouco tempo. Gostava de viajar e de aprender espanhol.
A Pamela e o marido... são um doce de gentileza e de educação.
A Ana (médica) era o máximo... as duas faziam-me sentir em casa quando tinhamos aulas de ballet.
A Kamila.. ajudou-me em tanta coisa... no seminário.. em tudo o que eu precisava ela estava lá sempre.
Havia a Agata, a Asia, a Asia magricela que entrou numa escola de ballet em Estocolmo e que irradiava felicidade, a Ola que era a professora de moderno que tanto me irritava muitas vezes como noutras era uma querida.... a sra que recebia so bilhetes antes de irmos para as aulas, a mulher do pianista que acompanhava sempre as aulas porque um dia o marido teve um ataque cardiaco e mesmo assim não largava o piano... a recepcionista, a dona da escola que se ria quando me via na escola diariamente e que me dizia "you really like this" e as meninas pequenas do ballet que ficavam todas contentes das aulas que eu ia assistir.
Era mesmo tudo perfeito.
Tenho muita falta de todos.
No dia que fiz a minha festa de despedida a minha professora de ballet deu-me uma bailarina. Arranhou o inglês porque queria ter a certeza que eu compreendia e disse-me:
" Marta, you can dance because your heart is a ballerina heart"
Era mesmo tudo perfeito na Ul. Moliera.
domingo, 16 de março de 2008
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
tens um enorme coração onde pode entrar todas essas pessoas,cada uma tem um espacinho,és special amiga,nunca mudes por ninguem,continua a ser a boa amiga,a ter o coraçao enorme que todos apreciam.
Enviar um comentário